Como distinguir uma ansiedade normativa de um quadro clínico de Perturbação de Ansiedade?

A ansiedade é uma reação “normal” e adaptativa aos desafios do dia-a-dia e que todos nós já experienciamos. Podemos entende-la como um estado de alerta, isto é, uma sensação de medo perante uma ameaça externa ou uma preocupação perante algo que poderá acontecer e que tememos ser negativo. Exemplo de uma ansiedade normativa é decidir sobre uma mudança de emprego ou realizar um teste/exame escolar.

Não obstante, por outro lado, quando estamos constantemente em estado de alerta ou a encarar todos os desafios diários como ameaças externas, deparamo-nos com um quadro clínico de Perturbação de Ansiedade.

A Perturbação de Ansiedade implica uma duração persistente no tempo, aproximadamente de 6 meses e tem um verdadeiro impacto na vida quotidiana, com interferência na capacidade normal do funcionamento do indivíduo. Além do mais, é necessário que seja diagnosticada por um especialista em saúde mental.

Alguns sinais e sintomas da Perturbação de Ansiedade, entre outros:

Psicológicos

  1. Sensação de medo intenso e apreensão;
  2. Inquietação;
  3. Alteração da atenção, que fica focada na fonte do medo;
  4. Preocupações persistentes;
  5. Estado de alerta com dificuldade em adormecer;
  6. Irritabilidade;
 

Físicos

  1. Tensão muscular;
  2. Tremores;
  3. Respiração mais rápida e, devido à respiração ofegante e superficial, podem surgir tonturas e formigueiros;
  4. Aumento dos batimentos cardíacos por minuto;
  5. Transpiração profusa;
  6. Boca seca;
  7. Vontade súbita de urinar ou defecar;
 

Comportamentais

  1. Evitamento da ameaça ou dos estímulos associados ao perigo, por ansiedade intensa na sua aproximação ou até no ato de pensar sobre elas.

A intervenção na Perturbação de Ansiedade deverá ser multidisciplinar, com recurso à Psicoterapia e em determinadas situações é necessário medicação. É importante que a pessoa se foque na sua modificação comportamental e na gestão do stresse diário, com respeito pelo tempo, horas de descanso e de sono, valorizando uma alimentação saudável e prática de uma atividade física.

Caso tenha identificado alguns destes sinais e sintomas em si ou alguém, é necessário procurar um profissional com conhecimentos na área. 

Artigos relacionados

Como é que o Trauma controla a sua vida?

Terapia de Exposição Prolongada A Terapia de Exposição Prolongada (TEP) é uma intervenção terapêutica psicológica que temcomo objetivo apoiar os pacientes a processar emocionalmente as

O que é a Esquizofrenia?

Todos nós, em qualquer momento da nossa vida, já ouvimos alguém rotular ou descrever outra pessoa como “esquizofrénico, agitado, maluco ou aquele que fala sozinho”.